COMO REDUZIR AS FALTAS DOS PACIENTES DO SUS NAS CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS

A ausência do paciente em consultas médicas continua sendo um grande problema para o sistema público de saúde. Essa situação, além de gerar prejuízos financeiros ao SUS, afeta todos os usuários.

Alguns dos principais motivos de absenteísmo do paciente é por consequência do esquecimento do dia da consulta, pela demora no agendamento de consultas e exames e o desconhecimento da importância do tratamento. Além disso, observa-se que a maioria dos usuários desconhece que essa conduta causa graves prejuízos financeiros aos cofres públicos, tendo em vista que os serviços precisam estar disponíveis mesmo quando o paciente não comparece.

Assim, o grande
desafio do gestor público é promover a conscientização tanto dos usuários, quanto dos profissionais que trabalham no setor.

Neste contexto, a informatização das unidades de atendimento com o Prontuário Eletrônico, que já é exigida pelo Ministério da Saúde, é uma solução que auxilia na redução das faltas dos pacientes nas consultas e exames médicos, pois o Prontuário Eletrônico informa toda a situação clínica do paciente, gerando maior agilidade no atendimento e otimização da fila de espera, proporcionando maior controle e transparência dos investimentos públicos.

Outras soluções também fundamentais que auxiliam na redução das faltas dos pacientes, totalmente práticas e fáceis de implementar são o SMS e a Ouvidoria. Pode ser enviado mensagens via SMS no celular do paciente, informando o dia, hora, nome do médico, local da consulta e também enviar avisos dos exames prontos para retirada no laboratório.

A Ouvidoria é outra ferramenta bastante eficiente para entender a realidade da população local de uma forma bastante prática e interativa com a gestão municipal.
Além disso, pode se obter outras integrações capazes de tornar os atendimentos de saúde com ordem e organização, melhorando com isso a qualidade de vida da população. Conheça esses recursos disponíveis no
IDS Saúde.


 

Compartilhe com seus amigos
Todas as notícias