BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Não empilhe livros: organize a biblioteca com o melhor sistema para a educação

por | dez 19, 2021 | IDS Educação

Antes de mais nada, a biblioteca é um dos recursos mais eficazes para ser utilizado como ambiente de aprendizagem dentro das escolas municipais. 

Desde já é necessário entender que entre os diversos recursos disponibilizados para o ensino dos alunos, esse espaço de leitura é indispensável para formar os estudantes. 

Neste local, os alunos podem desenvolver o processo de formação de leitura e outras tantas atividades – que se apoiadas pelos seus professores – podem levar as crianças a atingirem outros níveis de aprendizagem. 

 

“Ensino e biblioteca não se excluem, escola sem biblioteca é um instrumento imperfeito”

 

De acordo com Silva (1986) no artigo de Perucchi (1999) que destaca que a biblioteca escolar ajuda nas tentativas de estímulo, coordenação e organização da leitura.

Então fora do ambiente da biblioteca, na sala de aula por exemplo, o ato de ler pode não ser tão prazeroso. 

Ainda assim, na teoria destacam que a maioria das escolas públicas brasileiras não possuem biblioteca, sendo que as que possuem, não estão em condições mínimas de funcionamento. 

Fonte: Artigo de Perucchi, Valmira. A Importância da Biblioteca nas Escolas Públicas Municipais de Criciúma – Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.4, nº 4, 1999.

Como melhorar o funcionamento da biblioteca na Escola Municipal? 

Definitivamente, a situação de cada biblioteca deve ser estudada, de acordo com o contexto escolar municipal e para melhorar o sistema de funcionamento dela é essencial que o acervo e as atividades de biblioteca estejam organizadas. 

A biblioteca foi criada para ampliar o ensino formal. 

Nesse sentido, não há motivos para ter uma biblioteca e não fazer bom uso dela. Além disso, esse é um espaço que pode ser utilizado para além da associação leitura e tarefas escolares. 

Acima de tudo, uma biblioteca escolar pode ser local de conteúdos que venham de encontro ao vasto conhecimento para alunos e professores e não seja apenas vista como ponto de encontro, de metas do ano letivo para o desenvolvimento de programas básicos. 

Fonte: Artigo de Perucchi, Valmira. A Importância da Biblioteca nas Escolas Públicas Municipais de Criciúma – Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.4, nº 4, 1999.

 

Um bibliotecário com uma boa informatização da biblioteca melhora muito o cotidiano educacional 

“Não se contrata um enfermeiro para executar uma cirurgia, tampouco um médico para fazer um tratamento de canal dentário, apesar de a formação dos profissionais citados serem semelhantes, mas não sua especificidade. Trata-se de arriscar ou não a vida humana. Numa emergência, um bombeiro faz um parto, às vezes, até com o rigor de um obstetra. No entanto, não é essa a constante. Assim, na sala de aula, o professor é licenciado para ensinar. Na biblioteca, é o bibliotecário […]” (BEZERRA, 2008)

Fonte: Bezerra, Maria Costa Aparecida da. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. Artigo na CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, nº 2, 2008. 

Definitivamente para auxiliar o bibliotecário no empréstimo, trocas e demais rotinas organizacionais da biblioteca, ter um sistema que auxilia o profissional nessa tarefa melhora muito o funcionamento do espaço!

Conheça esse recurso que estimula escolas municipais a utilizarem a biblioteca de forma informatizada. 

ComIDS Educação reconhecemos a importância da biblioteca e otimizamos os processos do cotidiano dela, para melhor atender todos os profissionais e alunos da escola. 

 

Gostou do conteúdo?

Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:

Facebook

Instagram

Linkedin

E não deixe de compartilhar nosso conteúdo!