BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Entrevista sobre o Painel IDS Covid-19: “abriu portas para outros lançamentos relacionados ao coronavírus”

por | ago 5, 2021 | IDS Saúde

Fala do Líder Thiago sobre o Painel IDS Covid-19

 

Thiago Cagnin, relata no início da entrevista como o IDS Saúde iniciou o enfrentamento do coronavírus com tecnologia e inovação e como chegaram até o Painel IDS Covid-19.

“Quando recebemos o comunicado de lockdown sabíamos que seria uma realidade desafiadora. 

Tínhamos que nos adaptar à nova rotina em home office rapidamente, organizar o fluxo de trabalho para manter todas as operações em pleno funcionamento. 

Nesta fase de mudanças, o Programador Lucas Dolberth trouxe para o nosso time uma ideia e alguns protótipos para utilizarmos as informações do sistema.

Com o objetivo de auxiliar os municípios clientes nas tomadas de decisões em relação a pandemia. 

Lucas, foi muito importante nesse momento, sabíamos a partir do que ele nos trouxe que a ‘ficha tinha caído’! 

Estávamos prontos para inovar e implementar atualizações ao IDS Saúde para ajudar no enfrentamento da Covid-19. 

Conseguimos realizar muitos trabalhos em tempo recorde!

Validando com clientes a base na usabilidade da rotina implementada pelo Lucas, foi um ‘ponto chave’ para desenvolver inúmeras inovações.”

 

Entrevista sobre o Painel

 

Lucas Dolberth, respondeu na entrevista algumas perguntas sobre o desenvolvimento do Painel IDS Covid-19:

Como surgiu a necessidade de ter o Painel IDS Covid-19 dentro do sistema do IDS Saúde? 

“Coletei informações sobre o primeiro caso do que viria a se tornar uma pandemia global, ainda em curso, em dezembro de 2019. 

Posteriormente, acompanhei as informações de que o primeiro caso no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020, em São Paulo. 

A partir dessa realidade, foi gerada a motivação por um dos valores da IDS: a inovação. 

Comecei a pensar em como colaborar com a gestão estratégica dos municípios no combate ao Covid-19 por meio da tecnologia.” 

 

Quais foram os primeiros passos para alinhar as ideias nesse novo cenário estratégico? 

“Em 17 de março de 2020, realizamos uma sessão de estudos sobre a análise de dados. 

Tínhamos inicialmente a base de que se conseguíssemos aplicar uma inteligência sobre os dados de atendimento de cada paciente, poderia ser possível identificar rapidamente os casos prováveis para Covid-19 na rede SUS. 

E em 19 de março de 2020, foi realizado uma reunião remota com o Líder de Desenvolvimento Thiago Cagnin e com o Diretor Técnico Mauri Dengo.

Para apresentação da ideia e junto com a expertise de ambos, definir qual seria a melhor forma para desenvolver esse projeto, definir a tecnologia, a equipe, os prazos e metas.”

 

Com a estratégia definida, como você realizou o seu trabalho desde os estudos iniciais até o desenvolvimento do Painel IDS Covid-19? 

“Comecei a estudar os sintomas da Covid-19, mais precisamente, a frequência e tempo em que cada um deles se apresentavam.

Durante esses estudos, encontrei o Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV) disponibilizado pelo Ministério da Saúde. 

As “Definições operacionais para 2019-nCoV” são um dos temas abordados neste protocolo, com uma série de parâmetros a serem analisados em um paciente para definir se o mesmo pode ser um caso provável para o Covid-19. 

Esse protocolo serviu como referência para o desenvolvimento de uma fórmula completa de análise de dados, que mais tarde seria adicionada no Painel.” 

 

Quando foi entregue o Painel IDS Covid-19 dentro do sistema do IDS Saúde? 

“Em 07 de abril de 2020, a IDS entregava o Painel IDS Covid-19 para seus clientes e parceiros com uma plataforma completa.”

Amostragem do nosso Painel

 

blank

Imagem: Painel IDS Covid-19. 

 

Quais os principais recursos que transformam o Painel IDS Covid-19 essencial para a administração de casos nas unidades municipais? 

“O Painel possui gráficos inteligentes e confiáveis que identificam em tempo real a disseminação de casos prováveis para Covid-19. 

Atualmente, o Painel conta com 10 gráficos, divididos em dois grupos, o acompanhamento dos últimos 14 dias (com casos prováveis por dia, por bairro, por unidade de atendimento, por pacientes identificados como prováveis, com todas as informações pessoais essenciais disponíveis).

E o acompanhamento em todo um período (com a evolução diária, projeção de casos para os próximos 30 dias, casos prováveis no mês, por dia, por bairro, por unidade de atendimento e por sexo).”

Quer saber mais sobre esse recurso e muitos outros dentro do IDS Saúde? 

O Thiago, tem um convite especial para você!

“Nosso maior objetivo, como descrito na nossa missão, visão e valores é a excelência no atendimento às pessoas, a partir da inovação e respeito somos orientados com foco nos resultados. Assim como você acompanhou um dos nossos lançamentos neste material, temos diversos outros recursos que vale a pena saber mais!

O IDS Saúde possui todo o poder de um sistema completo para a rotina das unidades de saúde pública municipal e a nossa equipe é especializada para atender suas necessidades. 

Por isso, eu te faço o convite de vir conferir uma demonstração com maiores detalhes!” 

  • Thiago Cagnin, Líder do Desenvolvimento do IDS Saúde.

 

E se você quer saber mais sobre o IDS Saúde clique aqui. 

Gostou do conteúdo?

Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:

Facebook

Instagram

Linkedin

E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!