BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

As integrações do IDS Cidadão!

por | maio 26, 2021 | IDS Cidadão

No mundo contemporâneo tudo acontece no meio digital, pois a maioria dos serviços consumidos pela população acontecem dentro de sites ou aplicativos. Mas até pouco tempo atrás isso era quase uma exclusividade de empresas privadas. 

Hoje em dia a maioria dos gestores públicos compreendeu que a tecnologia pode e deve ser usada também para facilitar seu trabalho. 

Para essa finalidade foi desenvolvido o IDS Cidadão, um sistema que oferece de forma simples e acessível a integração de todos os serviços do município. Ele permite a centralização de todos os setores e atividades realizadas pelo poder público. 

Isso permite que as ações propostas sejam realizadas com muito mais agilidade e eficiência, aproximando a prefeitura do cidadão através dessa tecnologia digital. 

Continue lendo para saber também a importância da integração para a sua gestão pública e todos os benefícios desse sistema para a prefeitura! Mas caso você não esteja inteirado sobre o assunto, antes vamos esclarecer o que é o IDS Cidadão e como ele pode promover esta integração:

O que é o IDS Cidadão?
Entenda a importância de ter uma prefeitura integrada
Benefícios da integração: o que sua gestão municipal ganhará com isso
O Sistema IDS e as integrações da nova ferramenta 

O que é o IDS Cidadão?O que é o IDS Cidadão?

O IDS Cidadão é uma ferramenta que permite a integração de todos os setores da sua gestão pública, entregando dados para a análise de resultados por meio de mapas estratégicos.  

Um município que conta com esta integração IDS possui cadastro único do cidadão garantindo maior controle da densidade populacional além do acesso aos serviços oferecidos através da educação ou da assistência social, por exemplo. 

O gestor também consegue visualizar todos os serviços oferecidos, entendendo onde é hora de investir mais para ampliar os serviços e programas. 

A visão sistêmica de tudo o que acontece no seu município não só é possível como se torna uma realidade, otimizando todas as ações públicas do mandato do gestor. 

A satisfação por parte dos cidadãos está no fato de que o acesso aos serviços públicos se torna muito mais facilitado, além de não requisitar uma série de cadastros diferentes. Tudo fica centralizado no IDS Cidadão. 

Entenda a importância de ter uma prefeitura integrada

Integrar o IDS Cidadão aos seus demais sistemas e ferramentas de gestão pública é a melhor solução para as prefeituras que desejam aprimorar sua comunicação e relação com a população do município. 

Isso porque quando se faz essa integração, o primeiro obstáculo que desaparece é a burocracia excessiva que muitas vezes impede uma gestão mais participativa dos cidadãos e uma ação mais rápida por parte do poder público.

Além disso, eliminar a burocracia é quase uma obrigação de todos os setores na atualidade, uma vez que quase ninguém possui tempo disponível para gastar com processos lentos e complicados, sobretudo quando se trata de um assunto que poderia ser resolvido muito mais rapidamente.

Para que a prefeitura consiga realizar uma gestão verdadeiramente eficiente, é essencial que ela tenha conhecimento sobre o andamento de todos os setores da sociedade. Portanto, uma boa comunicação entre eles, com trocas rápidas de dados e informações é essencial.

Sistemas como os da IDS foram desenvolvidos exatamente para melhorar as conexões entre os setores da gestão pública e a sociedade. Por isso, sua integração com o  IDS Cidadão é tão vantajosa e central quando o assunto é melhorar o fluxo de trabalho e informações.

E falando em informações, a IDS oferece uma integração de sistemas que ajuda muito a armazenar todos os dados de forma segura, mas ao mesmo tempo acessível para quem precisa deles. Algo que também é muito importante para garantir a atividade de qualquer equipe de gestão pública.

Benefícios da integração: o que sua gestão municipal ganhará com issoBenefícios da integração: o que sua gestão municipal ganhará com isso

A plataforma IDS foi pensada para que a administração dos serviços oferecidos seja feita de forma rápida e organizada.

Além disso, utilizar um sistema digital específico para a sistematização do atendimento público ajuda a reduzir consideravelmente erros cometidos por falhas humanas, principalmente os que ocorrem devido ao acúmulo de trabalho, uma vez que os processos se otimizam com as novas práticas. E menos erros significam consequentemente menos retrabalho e mais ganho de tempo durante o dia.

Mais uma vantagem observada em relação à melhoria de processos está ligada à automatização do registro de dados e relatórios dentro do sistema, pois além da já citada economia de tempo, colabora para uma gestão mais transparente.

Saiba mais sobre a utilização de ferramentas digitais na gestão pública:

O Sistema IDS e as integrações da nova ferramenta 

O sistema IDS Cidadão foi desenvolvido baseado  no conceito de “Inovação Aberta” Assim, é possível integrar ao sistema qualquer software de gestão utilizado pelo seu município.

O conceito de inovação aberta busca reunir as melhores soluções em um só lugar. Nesse caso, se trata dos sistemas que entregam as melhores soluções para a sua gestão pública. 

Com a inovação fechada isso não seria possível, pois ela é feita para dar conta de apenas um modus operandi.  

Por meio da evolução digital sua gestão pública pode encontrar soluções em diferentes lugares, como: startups, universidades e afins, que funcionem bem para as demandas do seu município. 

A tecnologia é a melhor aliada de um gestor que quer otimizar sua gestão tendo uma comunicação mais ativa com sua comunidade. Quer entender mais sobre esta relação e seus benefícios? Então confira o eBook:IDS ESTARÁ NO CONGRESSO DE PREFEITOS EM FLORIANÓPOLIS