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Case De Sucesso: Chapecó

por | ago 13, 2019 | IDS Saúde

Todo Gestor sabe quão é importante governar o município com auxílio de ferramentas de gestão que atendam as demandas de serviços públicos.

No contexto atual, a tecnologia tornou-se um elemento fundamental para integrar estes serviços e facilitar a vida de gestores, funcionários públicos e principalmente dos cidadãos.

Chapecó vem fazendo gestão com IDS não só na Saúde Pública, mas também na Assistência Social e na Educação!

A muito tempo tivemos o desafio de implantar o prontuário eletrônico e outras várias ferramentas essenciais para gestão e operacionalização das ações de serviço de saúde no município de Chapecó. É sobre a Saúde Pública que vamos falar nesse Case.

Como a IDS colaborou

Chapecó é referência regional em prestação de serviços e formação profissional na área da saúde.

A Secretaria de Saúde é referência para 116 municípios na assistência de média e alta complexidade, e para 129 municípios na realização de exames de carga viral.

Do ponto de vista da organização funcional, a estrutura oferecida pelo município possibilita o cumprimento dos objetivos de garantia, de acesso e cobertura da saúde.

Desde 2009, a parceria entre IDS e o Município de Chapecó vem contribuindo para o avanço do sistema de saúde.

Isso porque o software IDS, sustenta o serviço de atendimento, direciona e fomenta ações e decisões estratégicas na administração.

Resultados Alcançados

O crescimento populacional provavelmente está relacionado a posição estratégica que Chapecó assume como o polo urbano regional.

Esse crescimento traz para saúde do município de Chapecó-SC, o desafio de manter a qualidade do atendimento para toda a população.

Estratégia Saúde da Família

A Atenção Básica em Chapecó vem sendo organizada segundo o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Ele favorece a reorientação do processo de trabalho em busca de um impacto positivo sobre a situação de saúde das pessoas e da coletividade.

Em setembro de 2013 a situação de Chapecó possuía:

  • 74,82% de cobertura de ESF com 41 equipes cadastradas;
  • 85,16% de cobertura da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) com 280 Agentes Comunitários de Saúde cadastrados;
  • 52,92% de cobertura de Saúde Bucal (SB) com 29 equipes cadastradas;
  • 4 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Com a aumento da população é vital o aumento das equipes e do controle e acompanhamento da saúde da população.

Isso torna o sistema IDS Saúde fundamental para acompanhamento da saúde da população em Chapecó, que apresentou indicadores de mortalidade infantil, com queda de 50% em 2014.

Assistência Farmacêutica

Os medicamentos adquiridos são recebidos e armazenados no Almoxarifado Central de Medicamentos e distribuídos mensalmente aos serviços de saúde de acordo com as informações fornecidas pelos relatórios do sistema IDS, para gerenciamento informatizado de estoques.

Seis farmácias com todos os medicamentos da REMUME (medicamentos da assistência farmacêutica básica) estão implantadas em locais estratégicos da rede municipal.

Esse processo evita a retirada em duplicidade dos medicamentos em diferentes unidades de saúde.

Também, o próprio médico tem conhecimento do que o paciente já está consumindo de medicamento, evitando-se retiradas desnecessárias que acabam onerando o município.

O Sistema IDS Saúde também fornece alertas constantes da verificação de vencimentos dos Insumos e sugestões de compras.

Apoio Diagnóstico

A Política Municipal de Assistência Laboratorial tem por objetivo assegurar a realização de exames laboratoriais aos usuários do SUS municipal com fins preventivos, diagnósticos, prognósticos e de monitorização em saúde.

Ele também ajuda a realizar as análises e estabelecer as referências laboratoriais municipais para dar suporte às ações de vigilância da qualidade da água e alimentos para uso humano.

A implantação do sistema IDS Saúde, com o Sistema de Interfaceamento com conferência e liberação dos laudos eletrônicos, proporcionou mais agilidade e confiabilidade ao serviço.

Isso possibilita que sejam evitados dois pontos críticos do processo: a transcrição e a digitalização dos resultados.

Também por meio do sistema de interfaceamento foi possível interligar os Laboratórios a grande maioria das unidades de saúde da rede do SUS municipal, sem necessidade do usuário se deslocar ao Laboratório para retirar seus exames.

Este processo também conferiu maior rapidez na devolução dos resultados. Diminuindo a compra de serviço de terceiros e com isso os custos.
Segundo Nemésio Carlos da Silva, que já foi Secretário de Saúde de Chapecó e vem desde então exercendo funções públicas no Município, “Dentre os muitos benefícios trazidos pelo sistema IDS, nós passamos a ter o agendamento de consultas para os usuários do sistema de saúde, além da praticidade para os profissionais que passaram a receber dentro do prontuário eletrônico, os resultados de exames laboratoriais, solicitação de exames, integrado inclusive com a vigilância sanitária. Foi um grande ganho para o município de Chapecó.”

Case De Sucesso: Chapecó