BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Conheça o novo IDS Cidadão. Novidade da IDS!

por | maio 7, 2021 | IDS Cidadão

Fazer uma gestão bem-sucedida do município é vista como uma atividade heroica, devido aos diversos setores que abrangem a competência da administração pública. 

Diante disso, não seria interessante se houvesse alguma maneira para integrar esses diferentes setores públicos? Foi pensando nisso que a IDS criou uma solução tecnológica que busca unificar as áreas de atuação da prefeitura.

A solução inovadora se apresenta através do IDS Cidadão, que pode ser caracterizado como um ambiente de gestão compartilhada das áreas públicas que interagem de maneira mais próxima com a população, como é o caso da saúde, educação, assistência social e outras secretarias mais que estão localizadas no seu município.

Isso significa que a ferramenta pode ser utilizada junto de qualquer sistema de gestão pública, funcionando como uma ponte entre as ações e a verificação de resultados. 

Preparamos esse artigo para que você conheça mais sobre as novas funcionalidades do IDS Cidadão e como a ferramenta irá contribuir para uma gestão pública eficaz, ágil e transparente.

O que é o IDS Cidadão?

IDS Cidadão: Mapas estratégicos e Extratos do Cidadão

Benefícios do IDS Cidadão para o município

O que é o IDS Cidadão?O que é o IDS Cidadão

O IDS Cidadão é uma ferramenta que visa a integração das diversas áreas de atuação do município

Com ele, cada cidadão receberá um cadastro atualizado e autenticado. O objetivo do IDS Cidadão é integrar os setores da gestão pública e promover uma melhor comunicação entre eles.

Essa ferramenta foi desenvolvida com a tecnologia de Inovação Aberta, a qual permite que o município possa aproveitar O IDS Cidadão integrando ele em qualquer sistema de gestão pública.

Dessa maneira, a IDS proporciona uma gestão que irá promover a qualidade de vida das pessoas, e facilidade para o gestor acompanhar resultados.  

IDS Cidadão: Mapas Estratégicos e Extratos do CidadãoIDS Cidadão: Mapas Estratégicos e Extratos do Cidadão

Analisar resultados para uma tomada de decisão mais assertiva só se torna possível com uma gestão pública digital que conta com a ferramenta certa. 

Uma das principais funcionalidades do IDS Cidadão é a elaboração de mapas estratégicos para que a gestão saiba identificar as áreas que precisam de mais atenção e cuidado. 

Desse modo, a prefeitura possui como principal benefício, uma visão sistêmica do município em relação aos serviços públicos fornecidos, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Isso irá garantir uma administração que realmente atenda as demandas populacionais, pois fornece dados seguros e necessário aos gestores, como:

  • Densidade populacional;
  • Cidadãos de 0 a 5 anos por área;
  • Infraestrutura por bairro;
  • Benefícios concedidos por área;
  • Violações de direito por área;
  • Alunos matriculados por área e unidade escolar;
  • Índice de frequência, notas e evasão por escola;
  • Agendamentos de consulta médica por área residencial;
  • Saídas de insumos por área;
  • Queixas dos munícipes por área;
  • Índice de absenteísmo por unidade hospitalar.

Além dos mapas estratégicos, relatórios detalhados que permitem uma análise completa e detalhada da situação do município ao gestor nos setores de educação, saúde e assistência social, através das ferramentas:

  • IDS Saúde: disponibiliza o quantitativo de exames realizados e de insumos retirados, carteirinha de vacinação, atestados, relação dos agendamentos de consultas, exames preventivos e benefícios distribuídos;
  • IDS Social: fornece relatórios dos atendimentos e encaminhamentos realizados e detalhamento dos serviços, projetos e programas sociais concedidos;
  • IDS Educação: apresenta o histórico de matrículas e resultados de avaliações dos alunos, bem como frequência e ocorrência, e, ainda, dados que viabilizam o transporte escolar e atividades de atendimento educacional especializados.

Por meio da integração de todos esses dados e relatórios, a gestão do município é facilitada em todas as suas áreas de abrangência, promovendo o bem-estar dos habitantes do município, especialmente para aqueles que necessitam de atenção especial.     

Benefícios do IDS Cidadão para o município

Conectar as áreas da administração pública aos munícipes é agora uma realidade com o IDS Cidadão. Através do sistema, os recursos liberados às prefeituras podem ser muito melhor administrados, pois:

  • Permite o cadastro e acesso único dos cidadãos em todas as Secretarias;
  • A atualização de dados é constante e frequente, aumentando a confiabilidade das estatísticas;
  • Existe a garantia de serviços oferecidos pelo município para todos os cidadãos com cadastros ativos;
  • Oferece uma visão centralizada que possibilita aos gestores visualizar todas as informações de um cidadão ao mesmo tempo.

Para usufruir dessas e tantas outras vantagens, basta entrar em contato com a IDS para a implementação do sistema e também suporte técnico. O software de gestão da IDS é seguro e todos os dados são armazenados na nuvem.

Por oferecer benefícios tanto aos administradores quanto para os próprios munícipes, o IDS Cidadão é uma opção tecnológica que preza pela agilidade, segurança e confiabilidade da gestão municipal.

Essa ferramenta só é possível graças ao armazenamento em nuvem. Você entende como esta tecnologia funciona e seus benefícios para a gestão pública?

Saiba mais no eBook:B.I para uma gestão pública de alta performance