BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Tela de Gestão Financeira é tudo o que você precisa para administrar com exatidão a Assistência Social

por | jul 29, 2021 | IDS Social

Antes de mais nada, sobre gestão financeira, precisamos compreender que no orçamento público é preciso ter uma organização sob o planejamento das ações municipais.

Sobretudo deve estar alinhada para serem entregues todas as demandas conforme a gestão financeira é calculada. 

Nesse sentido, ter um controle total de informações dentro da Assistência Social sobre qual benefício será disponibilizado e em quais condições orçamentárias, é mais do que importante! 

Além disso, em alguns estados, são feitas capacitações sobre a Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e a Operacionalização do Co-financiamento.

Em janeiro de 2020, por exemplo, houve uma capacitação no Governo do Estado da Bahia pela equipe da Superintendência de Assistência Social SJDHDS com orientação técnica para servidores. 

Ou seja, foram debatidos os recursos que o estado repassa aos municípios para a execução contínua da oferta de serviços na proteção social.

Em outras palavras, são os custos totais com a entrada e saída pela via municipal. 

Fonte: Site da Justiça Social do Governo da Bahia. 

 

A realidade social que a falta de um planejamento orçamentário pode impactar! 

 

Além da capacitação correta de profissionais, repasse de forma detalhada dos orçamentos e valores estipulados para as unidades de atendimento, se faz necessário:

‘ilustrar como seria o cenário sem qualquer planejamento no controle de orçamentos da entrega de serviços sociais.’

  • Por exemplo, conheça as vidas de João, Luísa e Maria:
  • João e sua família vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, sua renda mensal está entre R$89,01 e R$178,00 por pessoa e sua esposa é uma gestante (ele possui características socioeconômicas para ser incluído no programa Bolsa Família).
  • Luísa é uma adolescente de 16 anos sob medida protetiva e precisa de acolhimento de longa duração (ela possui características socioeconômicas para ser incluída no Casa Lar).
  • Maria devido a pandemia atual, causada pela Covid-19, teve a redução de sua jornada de trabalho, possui carteira assinada e está entre os cidadãos que precisam de benefícios para sustentar itens básicos de sobrevivência (ela possui características socioeconômicas para ser incluída no BEm). 

A princípio foram citados alguns benefícios e programas do Governo Federal e Municipal – que deve ser avaliado e entregue de acordo com a disponibilidade por governo e município – podendo contemplar pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Contudo, se não houver saldo no planejamento orçamentário, o benefício, programa, ou projeto, não poderá ser disponibilizado. 

Nesse sentido, para construir uma gestão assertiva para o fluxo orçamentário, saiba como você pode ter mais segurança ao distribuir as cotas na sua secretaria. 

 

O aliado que você precisa nessa atividade: Tela de Gestão Financeira com controle total 

 

Atualmente na Assistência Social é preciso ter as funcionalidades e ferramentas que a tecnologia pode nos proporcionar!

Ao passo que, isso permite além de um serviço mais rápido, a segurança que você gestor precisa para controlar esse fluxo orçamentário. 

Queremos contar aqui, que já existe no mercado um sistema capaz de suprir essa necessidade de gestão financeira e outras necessidades que a sua secretaria possa precisar: tudo em um só lugar. 

Isso quer dizer que estar um passo à frente para garantir a entrega de serviços sociais de forma facilitada, tanto para a unidade de atendimento quanto para o cidadão beneficiado é acompanhar essa tendência do mercado.

E também significa respirar tecnologia ao desempenhar esses processos. 

Para saber qual é esse sistema e mais informações sobre essa Gestão Financeira, clique na imagem. 

E se você quer conhecer mais sobre o nosso sistema especializado para a área social, clique aqui. 

Gostou do conteúdo?

Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:

Facebook

Instagram

Linkedin

E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!