BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Temas contemporâneos para a diversidade: Tenha planos de aula personalizados para a realidade multicultural

por | set 16, 2021 | IDS Educação

A normatização de currículos de acordo com a BNCC já é uma realidade cobrada nas escolas municipais do Brasil. A partir do momento em que vão sendo homologados e aprovados os currículos pelo conselho municipal de educação. 

Além desse compromisso, relacionado à inclusão da Base na composição curricular, é importante que o contexto vivido de cada localidade seja reforçado na construção dos componentes. 

Isso significa olhar para as diferenças das unidades escolares, em relação às demandas únicas, fragilidades e potencialidades, vivências sociais e culturais de cada escola. E abordar no planejamento os Temas Contemporâneos! 

blank

Imagem: Freepik.

Além de atentar a formação para as diferenças, os temas contemporâneos trazem um olhar sensível para a diversidade e pluralidade cultural e étnica do povo.

Por isso, nas escolas municipais, pelo Brasil, deve ser um consenso do cenário educacional incluir esses temas, que não podem ser negados e muito menos esquecidos. 

Nesse sentido, no currículo é necessária a discussão das trajetórias histórica, social e cultural como a de afrodescendentes e indígenas. 

O autor Bhabha (2005) exemplifica que nos dias atuais, devemos vivenciar os tempos da heterogeneidade, do respeito às diferenças. 

Assim, os pilares dos temas contemporâneos do currículo escolar precisam ser pautados na diversidade da Educação Intercultural e Multiculturalismo

Essa organização curricular faz muito mais sentido para o estudante inserido nesse contexto escolar, pois essa adequação vem para atender às exigências contemporâneas da sociedade.

De acordo com os moldes teóricos, pedagógicos, metodológicos e ideológicos do currículo, enfatizar esses temas contemporâneos no cenário mundial de vivência globalizada é acima de tudo trazer espaço!

Os elementos da cultura, nesse movimento de ação pedagógica, reforça o não esquecimento das características de ensino-aprendizagem que esses estudantes precisam para demarcar a sua identidade cultural e histórica na escola.

Fonte: Benedita, Pereira, Rearte, Silva, Faustino, GT sobre Trabalho, Cultura, Currículo e Saberes, 2015.

blank

Imagem: Freepik.

UM DOS MODELOS DE ENSINO PARA A DIVERSIDADE É O CURRÍCULO DE ESCOLAS QUILOMBOLAS

São as escolas localizadas em território quilombola, habitado por grupos étnico-raciais, segundo critérios de consciência comunitária, com trajetória história própria. 

A Educação Escolar Quilombola compreende a educação praticada pelos professores no ensino de estudantes desses territórios específicos, sendo a proposta alinhada ao tema contemporâneo, moldada nos currículos, por: 

  • Reforçar a memória coletiva;
  • Inserir as línguas reminiscentes do seu povo;
  • Marcar a identidade de um povo pelo estudo de marcos civilizatórios pelas práticas culturais;
  • Propor o pensamento e análise crítica de tecnologias e formas de produção de matéria vindas do seu povo;
  • Trazer a memória e identidade de repertórios orais como músicas e histórias passadas pela oralidade;
  • Promover na escola os festejos, tradições, construção de artesanatos e promoção de toda manifestação artística do povo.

Fonte: texto adaptado do site etnicoracial.mec.gov.br.

Essa proposta curricular propõe que a escola seja lugar de “fala” e “escuta”, com temas contemporâneos. Para que assim possa ser um espaço de aprendizagem que reforce na escola a ambientação de consciência étnica-cultural que os alunos muitas vezes trazem de casa.

blank

Imagem: Freepik.

SISTEMA IMPORTA PAINEL DE CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE AULA COM ESPAÇO PARA TEMAS CONTEMPOR NEOS

Com o objetivo de atender essa demanda para a diversidade escolar, o IDS Educação possui a personalização de planos de aula. 

Na construção do currículo escolar municipal no sistema, o professor consegue realizar o preenchimento de todos os tópicos relacionados ao planejamento de aulas que serão feitas de acordo com a matéria a ser ensinada. 

Assim, o educador pode personalizar a construção das suas atividades com campos para incluir “Temas Contemporâneos”, criado para diversas realidades escolares, para composição por exemplo de currículos em escolas quilombolas, indígenas e do campo. 

Quer saber mais sobre tudo que o nosso sistema pode oferecer? 

Entre em contato conosco, estamos prontos para te atender!