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Tendências de gestão para o setor público

por | fev 27, 2020 | Sem categoria

A velocidade das transformações na sociedade nos últimos anos está maior do que nunca.

A revolução digital, a tecnologia e as redes sociais estão transformando rapidamente a nossa forma de ver o mundo.

Para não ficar obsoleta, a gestão pública precisa se preocupar em acompanhar essas tendências. Ou seja, precisa saber inovar!

Há muito espaço para inovação no setor público, que podem melhorar a eficiência, a agilidade e a transparência da sua gestão.

Há muitas tendências surgindo para melhorar os processos administrativos.

São tendências para prefeituras, secretarias públicas, para inícios de gestão e também para administrações que estão acostumadas aos trâmites do poder público.

Continue sua leitura e descubra como estas tendências podem beneficiar sua gestão pública, e quais são elas:

Vale a pena inovar na gestão pública?

As tendências de gestão para o setor público | IDS

Há dois pontos centrais para saber se realmente vale a pena investir em inovação no setor público: A melhoria na produtividade do seu setor e o aumento na satisfação do cidadão.

  • Melhoria na produtividade

Os processos de uma gestão públicas tendem a ser lentos e burocráticos.

Isso pode fazer com que o trabalho de uma prefeitura ou de uma secretaria se torne difícil, entravado e problemático.

No entanto, há muita gente no mundo sentindo esse problema e trabalhando para superá-lo!

Hoje há inovações tecnológicas e administrativas que vão melhorar a produtividade de toda a sua administração, com um trabalho mais ágil e dinâmico.

Elas também podem aumentar o controle de quem está trabalhando, evitar tarefas desnecessárias e permitir que o seu setor realmente foque no que é importante: Fazer uma administração pública com foco no cidadão!

  • Aumento na satisfação do cidadão

Hoje em dia a população está mais conectada do que nunca!

Seu cidadão está nas redes sociais, está na web e está manifestando a sua vontade!

Por isso, hoje há inovações que vão permitir que você conheça essas demandas e torne o seu trabalho mais eficiente e melhor reconhecido pela população.

O fato de você melhorar a produtividade já é um ponto positivo – com um atendimento mais ágil, a satisfação do cidadão tende a aumentar.

Mas as oportunidades inovadoras não param por aí.

Através das inovações disponíveis, você pode criar uma interação com o seu público, pode abrir redes de comunicação online e garantir que o diálogo seja direto com a população!

Além disso, é possível saber quais são as demandas e necessidades da sua população, o que permite a construção de uma gestão mais participativa, que atenda realmente o que o povo precisa!

Quais as principais tendências para o setor público

Quer saber como levar inovação para sua gestão pública? Você pode conhecer algumas das principais tendências usadas ao redor do mundo para melhorar sua administração!

1- Governo paperless

O governo paperless – ou governo sem papel – é uma forte tendência na gestão pública que é aplicada em muitos países da União Europeia e já chegou no Brasil.

Em resumo, essa inovação significa se livrar ou reduzir drasticamente o uso de papéis na sua gestão, substituindo-os por arquivos digitais.

Isso promove agilidade e aumenta muito a produtividade da sua administração.

Além disso, garante a segurança dos documentos – algo ainda mais importante atualmente, com a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2- Investimento em transparência

As tendências de gestão para o setor público | IDS

A cobrança por um governo transparente tem se tornado muito presente na sociedade, e é algo que pode deixar sua gestão marcada para sempre – positiva ou negativamente, dependendo da forma com que sua administração lidar com isso.

Para se tornar mais transparente, busque se adaptar à Lei de Acesso à Informação (LAI) e invista em um sistema de gestão que facilita a disponibilização dos seus dados de gestão, sem precisar de papel.

3- Comunicação com a população

Uma gestão inovadora é aquela que mantém um diálogo direto com o seu povo! Com as tendências atuais, as redes sociais podem ser o melhor lugar para isso.

É certo que nem todo mundo possui esse acesso, mas ele está crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Com isso, o atendimento online é mais rápido  tanto para o cidadão quanto para a sua equipe de gestão.

Através das redes, você pode abrir canais de comunicação, fazer pesquisas de satisfação, possibilitar formulários de demandas e muito mais!

Para fazer tudo isso, você precisa conhecer o seu público e também saber dos dados de sua própria gestão.

Um sistema de gestão digital pode ajudar muito a seguir essa tendência e criar verdadeiras cidades digitais!

4- Uso de indicadores para compreender os rumos da sua gestão

Com um software que apresente uma solução de Business Intelligence você consegue uma gestão pública de alta performance!

Você terá todos os dados necessários para organizar indicadores que permitam entender os rumos da sua gestão e traçar estratégias que permitam maior eficiência, contato com o público e satisfação geral da sua população!

Conte com a IDS na sua gestão, e analise diversos indicadores nos relatórios entregues pelo sistema! 

B.I para uma gestão pública de alta performance