Aprovar ou não aprovar, difícil escolha! Não é de hoje que as políticas de aprovação e reprovação por meio de notas impactam em discussões nas escolas.
Sobretudo no processo de aprendizagem dos estudantes, muito mais tem sido levado em consideração ao invés da nota/média final.
Ainda mais após o ano conturbado de 2020, com o fechamento das escolas em consequência da Covid-19, essa conversa reacendeu com força!
Dessa forma, como os professores da rede municipal de ensino estão fazendo para enfrentar essa dificuldade na aprovação de estudantes?
É verdade que a Covid-19 prejudicou muito mais do que as notas dos alunos.
Simultaneamente, os professores tiveram agravos no planejamento do ano letivo, além de uma série de adaptações que o ensino público precisou remodelar.
Portanto, o fato é que o vírus, desorganizou nossas vidas em todos os sentidos e as escolas foram bastante afetadas com essas bruscas mudanças.
Embora, seja necessário enfatizar que os conceitos básicos de educação na Constituição continuam garantidos para os estudantes, mesmo em pandemia:
1º A educação é um direito de todos e todas;
2º A educação é dever do Estado;
3º A educação é dever da família;
4º A educação deve ser fomentada pela sociedade.
Fonte: Constituição Federal de 1988 www.planalto.gov.br.
A tecnologia foi luz neste período de pandemia para as escolas avançarem com o ensino
De acordo com Cordeiro (2020), o avanço das tecnologias digitais de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.
Ainda segundo Cordeiro, isso permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.
Dessa maneira, novas metodologias com ferramentas tecnológicas possibilitaram a interação dos educandos com os conteúdos.
E ainda, como afirma Cordeiro (2020) os professores também são grandes responsáveis por darem essa volta por cima, sempre em busca de adaptações à nova realidade.
“Com criação de recursos midiáticos: vídeo aulas, por exemplo, para que os alunos possam acessar as aulas de videoconferência e realizem a execução de atividades assim como em sala de aula presencial. Uma revolução educacional sobre o quanto a tecnologia tem se mostrado apoiadora e o quanto as pessoas precisam estar aptas a esse avanço tecnológico.” (CORDEIRO, 2020).
Fonte: Cordeiro, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.
Além dos materiais repletos de tecnologias, sistemas pedagógicos auxiliam em decisões sobre notas
Tal qual a tecnologia é um suporte bem-vindo quando se fala em novas formas de ensino, após a chegada da Covid-19.
Nesse sentido, todos os recursos digitais que os pedagogos, professores e demais profissionais da educação possam usufruir são válidos e muito utilizados!
Assim também, já foram pensadas ferramentas que auxiliam os professores em conselhos de classe, para a atribuição de notas finais dos alunos.
A nota de “5º Conceito” já está disponível dentro do nosso sistema especializado para a área educacional.
Devido aos agravos que a pandemia trouxe ao ensino, tornou-se necessário a disponibilidade de uma nova nota lançada após a recuperação final do aluno, sendo esta que irá substituir a média final, como forma de amparar o aluno no ano letivo.
Logo, não é uma nota de recuperação, mas sim de substituição, a partir do momento que lançada, ela passa a ser a média final do aluno, apresentado em todos os locais que têm média final.
A nota nomeada de 5º Conceito é a nota que o professor acredita que, baseado em todo o empenho e aprendizagem, representa a aprendizagem do aluno.
Dessa forma, como já afirmamos, existem várias maneiras de um aluno demonstrar seu aprendizado, além das notas, como em atividades no dia a dia escolar.
O sistema IDS Educação possui o campo para que o professor realize essa tarefa de atribuição de notas de forma facilitada.
Saiba mais sobre o nosso sistema clicando aqui!
Gostou do conteúdo?
Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:
E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!