BLOG

Acompanhe nossos conteúdos

Alunos ativos protagonistas do seu ensino? Veja essa possibilidade com atividades no portal do aluno

por | out 21, 2021 | IDS Educação

Desde já a retomada do ensino em algumas escolas municipais, ganham fortes esperanças com a expressão de ‘ensino híbrido’ ecoando pelos corredores.

No entanto, o planejamento de 2021 precisa levar em conta o contexto da escola e como a comunidade local está afetada pela pandemia.

Constantemente, especialistas da educação avaliam como está ocorrendo a evolução da pandemia.

Embora, pese na ‘balança’ o destaque que a tecnologia carrega para as vivências educacionais desde 2020 até os dias atuais em 2021.

 

Atualmente, estudiosos constantemente afirmam os benefícios das metodologias de ensino baseadas na aprendizagem ativa somada a essa digitalização dos estudos. 

Ao passo que, esse é o método mais eficaz para a nossa nova realidade educacional! 

 

blank

Imagem: do site Center Educação e Comportamento. 
 

Conforme a estratégia adotada, algumas redes e escolas passaram a fazer maior uso de atividades que envolvem os estudantes de forma mais ativa.

Para assim, observar a produção de crianças e jovens e compreender as estratégias utilizadas por eles mais indicadas para avaliar sua aprendizagem.

Por isso, uma das técnicas usadas ao longo do ano que passou, foi priorizar atividades que envolvessem os estudantes ativamente.

Fonte: texto adaptado de Plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais no Brasil. 
 

Como funciona na prática: o aluno ativo como protagonista 

Enfim, virar a chave em sentido contrário: é assim que funciona essa perspectiva de trabalho. Ir para o outro lado das práticas metodológicas.

Acima de tudo, com o apoio da tecnologia, o ensino é apresentado como digitalizado.

Assim, o espaço educacional implica em trazer os estudantes ativos como verdadeiros protagonistas.

Nesse sentido, há uma mudança de horizontes em praticamente 100% do processo de ensino-aprendizagem que a maioria da população tem visto.

 

Perceba 4 DIFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM que refletem no ensino de alunos ativos aprendendo

 

1º A sala de aula é palco de discussões de alunos ativos 

blank

Imagem: do site Camino de Aprendizagem Ativa. 
 

Em síntese, ao invés de uma sala quieta e sem conversação, o protagonismo coloca os estudantes para discutirem – mesmo que em salas de aula virtuais – o espaço de discussão presencial não tem fileiras de carteiras e no remoto há outros ambientes como interação entre redes.

 

2º O professor fica com o papel de facilitador do aluno ativo

blank

Imagem: do site Camino de Aprendizagem Ativa. 
 

Em suma, ao invés da tradicional posição de que o professor é o detentor de todo o conhecimento, o protagonismo do aluno exige um posicionamento muito mais facilitador do professor – alguém que caminha – lado a lado do estudante na hora do ensino-aprendizagem.

 

3º Aumento da colaboração para o desenvolvimento de consciência coletiva e ativa

blank

Imagem: do site Camino de Aprendizagem Ativa. 
 

Dessa forma, o estímulo aos alunos com práticas ativas, faz com que eles se tornem muito mais colaborativos quando precisarem desenvolver trabalhos em equipes.

Logo nas salas virtuais, podem ser feitas por meio de adaptações com atividades online propostas por professores.

Sendo que nas aulas presenciais podem ter também bons resultados de auxílio consciente nas relações em sociedade dentro da sala de aula.

 

4º Desenvolvimento de autonomia e tomada de decisões de alunos ativos

blank

Imagem: do site Camino de Aprendizagem Ativa. 
 

Assim, uma das grandes consequências dessa nova forma de pensamento, pela autonomia dos estudantes ativos, é desenvolver tomadas de decisões mais seguras.

Bem como, fazer com que os alunos assumam responsabilidades vindas do seu desenvolvimento.

Fonte: texto adaptado do Instituto Now https://www.institutonow.org/sobre/
 

Então como compreendemos até aqui, há muitos benefícios em transformar a realidade educacional com novas práticas metodológicas.

Primordialmente com o avanço da tecnologia, proporcionar um ambiente de ensino-aprendizagem para alunos ativos, fica ainda mais acessível.

Saiba como proporcionar com tecnologia essa autonomia ativa: conheça o portal do aluno

Antes de mais nada, o acesso online para alunos e responsáveis, o Portal do Aluno possibilita a visualização e acompanhamento de aulas (com atividades para facilitar a aprendizagem ativa).

Além disso, pelo portal é possível que os alunos participem de maneira remota de atividades exclusivamente virtuais como o fórum de dúvidas.

Sobretudo o fórum é um espaço em que permite aos alunos tirarem dúvidas e fazerem questionamentos aos professores sobre as atividades do portal.

Beneficiando assim, alunos e professores, com estudantes que podem sanar dificuldades e professores que podem apoiar melhor seus alunos.

Em outras palavras, essa comunicação facilitada no sistema entre professores e alunos dinamiza o processo de ensino e aprendizagem de forma rápida e atendendo as necessidades.

Com a acessibilidade de tanto o aluno quanto o professor poder acompanhar a existência de novas perguntas e respostas pelo sistema de aprendizagem.

Há ainda os horários, frequência, avaliações e impressão de boletins. Tudo em um só lugar!

Portanto, esse portal é especialmente pensado para beneficiar estudantes de escolas públicas municipais, podendo ajudar muito na evolução digital e ativa do planejamento escolar.

Conheça o nosso sistema especializado na área educacional que te entrega esse Portal do Aluno e muitos outros recursos!

E se você quer saber mais sobre o assunto, clique para ser direcionado ao nosso comercial.

Gostou do conteúdo?

Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:

Facebook

Instagram

Linkedin

E não deixe de compartilhar nosso conteúdo!