De acordo com informações oficiais do site do Governo Federal do Brasil, atualmente o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber com exatidão quem são e como vivem as famílias de baixa renda no país.
Por isso é uma das operacionalizações mais importantes criadas pelo governo, com informações constantemente revisadas pelas prefeituras de forma gratuita.
E, para quem ainda possui dúvidas sobre quais são os programas que utilizam o CadÚnico, preparamos uma lista com os principais:
1º Programa Bolsa Família;
2º Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
3º Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
4º ID Jovem;
5º Carteira do Idoso;
6º Programa Minha Casa, Minha Vida;
7º Programa Bolsa Verde.
É importante destacar que todos os programas possuem exigências diferentes.
Mas o 1º passo para ser beneficiado é ter um Cadastro Único atualizado!
Fonte: Site do Governo Federal (https://www.gov.br/).
A importância do CadÚnico em qualquer realidade social e principalmente na atual em 2021!
Esse cadastro é imprescindível para a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda, porque nele é possível extrair todas as informações do núcleo familiar, importantes para compor as características de como é o domicílio e quais seriam as formas de acesso a serviços públicos, que são essenciais para a vivência social dessas pessoas e por isso são destinados a cada membro da família pesquisada.
Nesse contexto, o Cadastro Único é destaque não somente pela manutenção e entrega como no controle dos benefícios sociais, sendo além de tudo uma ferramenta de apoio à formulação e implementação de políticas públicas capazes de promover melhorias aos cidadãos mais necessitados.
Em resumo: o (a) beneficiado (a) dos programas sociais, inscritos (as) no Cadastro Único podem receber os seus benefícios disponíveis no momento, de acordo com a sua realidade social atual.
Porém, com o cadastro feito e regularmente atualizado, muitos outros benefícios podem continuar sendo liberados assim que criados e implementados pelo governo!
Um exemplo disso, foi a mudança que todos os cidadãos inscritos no CadÚnico sofreram desde 2019 e 2020 até hoje em 2021 na entrega do ‘Auxílio Emergencial’ que começou a ser liberado em consequência da pandemia e foi continuado, mas que ainda não existia no início de 2019.
Isso quer dizer que os cidadãos inscritos no Cadastro Único são os primeiros da fila na espera e no recebimento do Auxílio Emergencial, por isso, é importante realizar o cadastro e ter a manutenção dos dados.
Para fazer parte desse e muitos outros programas!
Agora, confira na tira: quais são os principais requisitos para ter o seu Cadastro Único
Embora, pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, e, ainda assim, precise realizar esse cadastro para receber um serviço que exija o CadÚnico.
Nesse caso, o acesso pode ser realizado com o cadastro feito seguindo exigências diferentes.
Fonte: Site do Governo Federal (https://www.gov.br/).
Otimização da situação cadastral com o CadÚnico por sistema, como isso ajuda ainda mais?
Compreendemos até aqui que manter uma atualização cadastral no CadÚnico é primordial para que o beneficiado (a) receba qualquer auxílio.
Agora imagine quantas informações são necessárias para liberar todos esses benefícios?
O sistema IDS Social já está alinhado com essas necessidades da Secretaria de Assistência Social e para garantir ainda mais assertividade, estamos sempre em busca de melhorias na implementação.
Para maiores informações, solicite uma demonstração do IDS Social.
E se você quer saber mais agora, sobre como o IDS Social pode fazer especificamente para auxiliar nessas e outras demandas diárias da sua Secretaria de Assistência Social:
Acesse a nossa página dedicada a esta solução.
Gostou do conteúdo?
Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:
E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!