A tecnologia é protagonista e possui o papel de ajudar na expansão das cidades digitais de vários municípios, no exterior e no Brasil.
Ainda mais com o conceito de “Smart City” que está em alta!
Podemos afirmar que facilitar a vida do cidadão e modernizar a gestão pública é o novo foco de cidades orientadas para serem inteligentes.
Com essa visão estratégica, mais um conceito é exposto nesse movimento de transformação: são as cidades digitais!
Por meio da disponibilização de aplicativos e acesso a serviços públicos de forma online, a cidade digital simplifica a solicitação de demandas e traz mais rapidez aos serviços públicos em diversos setores municipais.
Entenda melhor o conceito de Cidade Digital: aplicação das (TIC’s) tecnologias de informação e comunicação
Um dos primeiros passos para estar com uma administração alinhada com a proposta de cidade inteligente, fornecer ferramentas tecnológicas de comunicação que estimulem a facilitação e participação do cidadão no fornecimento de atendimentos públicos.
A digitalização dos processos e das coisas é de responsabilidade da modernidade líquida.
De acordo com Bauman (2001), sociólogo, as últimas décadas foram marcadas pelo aumento informacional das pessoas pela difusão tecnológica.
Desse modo, as criações tecnológicas surgem a todo momento: smartphones, tablets, televisores, relógios digitais, muitos desses dispositivos com acesso à internet e que fazem com que as pessoas estejam cada vez mais conectadas!
Em uma cidade digital, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação são utilizadas por meio desses aparelhos, a fim de, buscar benefícios para a gestão do município e atendimento do cidadão.
Na opinião de Evandro Prestes Guerreiro, Doutor da PUC-SP, uma cidade digital é um ambiente que interliga sistemas tecnológicos avançados para conectar serviços públicos, bens, marcas, escolas, organizações, empresas, disponibilizando diversas informações com o objetivo de transformar o cidadão em ator de uma outra realidade: a virtual.
Fonte: artigo de Rodrigues, Cruz e Andrade da Revista Interfaces Científicas, 2020.
O benefício que gera inúmeros outros benefícios: ter uma cidade digital é ter um governo eletrônico
Em uma cidade digital, todos os atendimentos se integram e os processos da administração são desburocratizados com relação às demandas diárias dos cidadãos.
Perceba 6 problemas que somem no cotidiano da vida das pessoas e do gestor municipal na cidade digital:
1 – O fim das filas nos atendimentos públicos
Com o cadastro único do cidadão para todas as secretarias, o controle se torna integrado com informação compartilhada e os cidadãos não precisam enfrentar filas para atualizar o cadastro.
2 – O cidadão não tem tempo a perder: fornecimento de um serviço rápido!
O envio de informações atualizadas para qualquer área de atendimento, permite que o cidadão esteja com cadastro feito e seja atendido com agilidade independente de qual serviço buscar.
3 – Visão estratégica de gestão mais assertiva: o município sabe como o cidadão está sendo atendido
O uso de serviços oferecidos pelo município são fornecidos de maneira eficaz e eficiente pela otimização do atendimento.
E na gestão municipal, fica muito mais fácil ter controle das demandas entregues com essa estratégia digital bem definida!
4- Acesso único permite que os pais de uma criança não demorem um dia inteiro para receber o atendimento para seu filho
Consultar com uma criança pelo SUS, matricular o filho na escola, são tarefas que antes poderiam demorar muito para serem cumpridas.
Com a integração dos atendimentos entre setores, as informações essenciais para atendimento são compartilhadas tanto na unidade de saúde, quanto na unidade de educação, diminuindo o tempo de espera para a conclusão de um atendimento.
5 – Informações salvas! O cidadão e os profissionais não querem repetir uma mesma informação dezenas de vezes
O cidadão não precisa mais repetir exaustivamente o processo de cadastramento nos setores: social, educação e saúde.
Todos os dados ficam salvos e são compartilhados! É realizada a atualização apenas se as informações forem alteradas, economizando tempo para a população e profissionais que atendem no município.
6 – Documentos facilitados: envio de informações acessíveis!
Precisar de documentos sobre a saúde do seu filho para matricular ele na escola municipal é uma situação que pode acontecer, mas se você tivesse essas informações integradas e compartilhadas não precisaria se deslocar até a unidade de saúde e depois até a unidade de educação em busca de todas as informações.
Com tecnologia essas informações referentes à documentação pessoal, também podem ser validadas automaticamente!
Mas como ter esse cenário digital?
Ter um sistema que integre todas as áreas de atendimento público é essencial!
Como foi provado até aqui, esse não é mais um privilégio para poucos municípios, mas sim uma demanda da população.
Nós estamos prontos para te ajudar a atender essa necessidade do seu município,
conheça o IDS Cidadão que possui muitos recursos comentados nesse material!
Ou se preferir, deixe o seu contato, nós ligamos para você!
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