A pandemia impactou de diferentes formas os grupos sociais de forma assimétrica, todos os dias, notícias circulam sobre alertas das consequências para as populações mais vulneráveis.
Primordialmente a situação das pessoas que vivem nas ruas e moradores de comunidades mais pobres, são exemplos de cidadãos que devem ser mais assistidos nesse momento.
Sobretudo, o índice de vulnerabilidade define exatamente a vulnerabilidade social de pessoas que mais precisam de apoio recursos do sistema social.
Em primeiro lugar, ainda que avanços tenham sido marcados pelo desenvolvimento humano, principalmente entre os anos 2000 e 2010, os mecanismos de reprodução da desigualdade social no Brasil são mais complexos do que parecem.
Fonte: IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas da vulnerabilidade social nas regiões metropolitanas brasileiras. Brasília, 2015.
Nesse sentido, o Índice de Vulnerabilidade não é de simples superação
Do mesmo modo, o índice de vulnerabilidade representa as questões históricas, sociais, culturais e políticas da formação da sociedade brasileira.
Em outras palavras, um dos aspectos centrais do desenvolvimento brasileiro é o enfrentamento desse índice que diz respeito às vidas de mulheres e homens, residentes no campo ou na cidade.
Fonte: IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas da vulnerabilidade social nas regiões metropolitanas brasileiras. Brasília, 2015.
Para encarar o Índice de Vulnerabilidade a Assistência Social precisa ser modernizada
Seja como for, para atender muitas pessoas que precisam estar entre benefícios, programas, recebendo o apoio social do Governo, não é tarefa fácil.
Dessa maneira, muitos profissionais da Assistência Social, juntamente com gestores, precisam ter estratégias de inclinação para a agilidade na entrega dessas demandas.
Por isso, modernizar com tecnologia de informação a rotina das unidades de atendimento social, pode melhorar e muito a eficiência desse serviço.
Com relação às configurações de detalhes sobre o índice de vulnerabilidade social, além do cálculo de vulnerabilidade, é necessário ter um sistema especializado que te ajuda a realizar esses procedimentos.
Ou seja, o índice de cada pessoa ou família pode ser gerado a partir de informações específicas em sistema, veja alguns exemplos do que pode ser considerado nessa identificação:
- Renda per capita;
- Responsável familiar desempregado e sem receber seguro desemprego;
- Tipo de residência;
- Material do piso;
- Materiais das paredes externas;
- Forma de iluminação;
- Se possui água encanada;
- Se possui esgotamento sanitário;
- Quantos adultos há trabalhando;
- Se há crianças fora da escola;
- Quantos adultos há sem Ensino Fundamental;
- Se há crianças com aprendizagem defasada;
- Se há integrantes com deficiência na família;
- Entre outros.
Ao passo que esses são alguns itens que podem ter informações validadas por sistema, com mais agilidade e segurança para configurar o índice de vulnerabilidade.
Conheça mais sobre esse sistema que te ajuda nessa e em muitas outras demandas da Assistência Social.
O IDS Social é muito mais do que simples tecnologia, é um benefício que melhora a vida de profissionais sociais e cidadãos atendidos!
Gostou do conteúdo?
Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:
E não deixe de compartilhar nosso conteúdo!