Em primeiro lugar a Política Nacional de Assistência Social prevê e incentiva que o trabalho com as famílias seja realizado por uma equipe profissional multidisciplinar. À primeira vista, há quem diga que não é possível, pelo porte do município x quantidade de demandas sociais para atendimento. Embora mesmo assim seja possível trabalhar em equipe.
Acima de tudo formar equipes de profissionais resulta em: melhora contínua nos atendimentos sociais, compreensão da melhor medida a ser tomada, construção de um ambiente de trabalho apropriado.
Contudo, na prática como é a formação dessas equipes de trabalho?
Geralmente é composta por:
- Assistentes Sociais;
- Psicólogos;
- Coordenadores que atuam diretamente no CRAS ou CREAS;
- Coordenadores da Vigilância Socioassistencial;
- Entre outros.
E com a inserção do profissional da assistência social em uma equipe multidisciplinar, existe a proposta de trabalho com formação específica para atendimentos com saberes compartilhados. Não abrindo mão das especificidades da profissão de cada profissional, contribuindo assim, para um enfoque interdisciplinar na atuação da equipe. (RODRIGUES et al., 2011: 136).
Fonte: RODRIGUES, A. C. et al.Serviço Social e Humanização: experiência da residência em saúde – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Serviço Social & Saúde. n.º 12,p.143-169, 2011.
Independente do tamanho da equipe é primordial que exista comunicação para a engrenagem organizacional funcionar
Nesse sentido, é possível destacar dois tópicos principais que conduzem a eficiência desse trabalho em equipe dos profissionais da área social:
Debates abertos entre colegas da assistência social
É importante manter um diálogo de compreensão, sobre qualquer eventualidade, problema, para a resolução rápida entre equipe.
Estabelecer meios de comunicação fáceis e ágeis
Principalmente quando se trata da relação de uma equipe com outra equipe, no compartilhamento de informações, equipamentos, por exemplo.
Além disso, enfatizamos que em especial nas equipes pequenas, esses dois pontos levantados são indispensáveis para que o trabalho ocorra de maneira fluida para todos os profissionais.
Ter cronogramas de ações em equipe por meio de um sistema torna todos os processos mais ágeis!
Em outras palavras, é de suma importância que os agendamentos das demandas sejam realizados, as equipes avisadas sobre o atendimento e um cronograma seja estabelecido.
Para que assim a dinâmica do trabalho em equipe possa ocorrer sem problemas no processo.
Conforme mostramos até aqui, como trabalhar em equipe na Assistência Social é muito mais produtivo.
Assim como, para melhorar ainda mais, propomos que conheça o nosso sistema do IDS Social.
Dentro dele há espaço para preenchimento de todas as informações necessárias para estabelecer esse trabalho em equipe.
Com esse sistema especializado para a área social, é possível atender agendamentos em conjunto de uma pessoa ou família com total eficiência!
Quer saber mais sobre outros recursos do IDS Social, clique para conversar diretamente conosco e tiramos todas as suas dúvidas.
Gostou do conteúdo?
Siga a IDS nas redes, para ficar sempre bem informado:
E não deixe de compartilhar nosso conteúdo semanal!